blog

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Adoráveis Surpresas!




Em certas épocas, a vida transcorre sem novidades, seguindo uma linha monótona, cadenciada, constante. As atividades são iguais, as pessoas são as mesmas, os acontecimentos seguem a mesma rotina - tudo contribui para que os dias pareçam iguais. Eles passam como o rio que corre mansamente, à procura do mar, mesmo que suas águas de hoje não sejam as mesmas de ontem e nem iguais às de amanhã. Apesar de nossa inconsciência e sob uma aparente monotonia, os fatos tecem surpresas escondidas ao olhar.
Elas acontecem quando, inesperadamente, o telefone toca e traz para mais perto de seu carinho, quem já ganhou as estradas do mundo. Ou quando chega uma mensagem com boas novas e promessas de que seus dias não serão mais os mesmos. Quando nasce um anelo profundo de fazer o bem e viver em um mundo melhor. Quando um livro jamais imaginado chega às suas mãos e surpreende com suas verdades. Quando a voz do outro lado da linha expressa, na entonação das palavras, um caloroso sorriso de bom dia! Elas também acontecem quando as esperas se transformam em chegadas, sem intenção de partidas. Quando uma palavra sussurrada encerra um mundo de possibilidades. Quando a realidade do presente é melhor que todas as promessas passadas.
Algumas surpresas podem mudar, para melhor, o seu dia ou a sua vida. São momentos únicos, que não requerem preparativos especiais, presentes ou flores – se bem que estas sempre são bem vistas! São pequenos acontecimentos que, para o coração atento, preenchem o momento solitário, provocam sorrisos e se transformam em conversas que ninguém deseja terminar, de tão boas!

Deixe o Sol Brilhar




É certo que uma das regras da boa educação ensina que, ao encontrar ou escrever para pessoas de nossas relações, além do cumprimento inicial, façamos as perguntas convencionalmente esperadas – “tudo bem com você”, “como está sua saúde”, “o trabalho”, “a família” etc., o que dá margem a que algumas pessoas passem a discorrer sobre seus infortúnios. Esta atitude, além de reforçar o próprio estado interno, promove em quem ouve certo incômodo, pela impossibilidade de modificar o estado manifestado. Por isso, cuide para que a alegria sempre esteja presente em suas respostas, mesmo quando a realidade é um pouco diferente. Esta atitude trás leveza à conversa e provoca respostas também felizes. Naquele instante, esqueça um pouco suas próprias dificuldades e espalhe o otimismo no ar - elas podem ser momentâneas, mas a impressão que deixam no outro permanece. 
Melhor falar de coisas boas, como o lindo dia que faz; das diversas manifestações de amor e dos momentos de prazer que acontecem em sua vida; dos sonhos realizados ou aqueles que ainda anela realizar. Sobre as viagens feitas ou planejadas para outros lugares ou as pessoas interessantes que entraram em sua vida – apenas para citar alguns temas. Esta prática pode abrir possibilidades e atrair pensamentos que façam o coração bater no compasso da alegria, de ambos os lados. Os acontecimentos podem até ser os mesmos do dia a dia, mas ocorrerá uma mudança de foco, uma quebra de paradigma. E o sol pessoal, que talvez estivesse encoberto, voltará a brilhar... 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Passagens...



De cada vez que a vida de um afeto se encerra aqui, neste plano físico, as boas lembranças que guardo me levam a repassar sua trajetória, o que atua como um contrapeso em relação à dor que provoca sua ausência. Entre essas lembranças encontro inúmeros motivos para agradecer a Deus por sua existência. Fui acolhida com carinho em seu coração, acompanhei seus feitos e comprovei a herança de bem que construiu durante sua passagem por este mundo. Mesmo que as ausências deixem espaços vazios na mente e no coração, existem inúmeras formas de transformá-las em aprendizagem. Ao exercitar o desapego e a resignação diante do que não posso mudar, também o deixo livre para partir, com a certeza de que ficarei bem até nosso próximo reencontro, dentro da eternidade.
Já presenciei muitos seres queridos partirem. Já senti a dor de perder familiares e amigos. Já chorei de tristeza e de saudade pelos dias futuros que não teria mais ao lado deles. Mas estou aprendendo que, em sua perfeição, a Criação também mantém seu equilíbrio e sua preservação através da gratidão e da esperança. Enquanto alguns saem, outros chegam, confirmando o ciclo ininterrupto da vida. Aos poucos as lágrimas de saudade se misturam com as de alegria, atenuando a dor. E tudo continua...


Homenagem a um amigo muito querido que também partiu...