blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

Entre Amigos...

 
Caminhamos juntos e isto traz certo conforto, mesmo quando uma distância incomensurável existe entre nós. Afinal, o que importa é este bem que recebemos e doamos, a sensação de proximidade e segurança que o simples pensar no outro nos traz. No decorrer das diversas situações que a vida nos coloca, vamos comprovando que a distância física não é a mais intransponível. Existem proximidades que são indiferentes e silenciosas e sua ausência não modifica o ritmo do nosso coração. O tempo, este sábio professor, faz aprender e aceitar que somos seres solitários – nascemos, vivemos e morreremos sós. Ninguém pode ocupar o nosso lugar em nenhum momento de nossa vida ou fazer algo que só nós mesmos podemos fazer. Quem sabe por isso, o mais importante seja saber que, em algum lugar, alguém esta ao alcance de nosso pensamento, de nosso cuidado e de nosso afeto. O que importa, entre amigos, é estarmos afetivamente disponíveis um para o outro – seja ao doar a palavra desejada no momento que ela é mais necessária ou ao oferecer a mão quando o outro esta sem forças para se levantar sozinho. Um simples gesto tem o poder de encurtar distâncias e oferecer um pouco de paz nos momentos de maior sofrimento. Este é o milagre que a Amizade realiza diariamente em minha vida...

Equivalência

 
 
 
Quando penso em ti, meu coração se aperta, sem saber como estás e como se comporta o teu próprio coração. Do lado de cá penso e repenso nos fatos, nas nossas falhas pessoais e naquelas que nossas atitudes equivocadas provocam naqueles que nos cercam. Estou aqui, mas também estou ai, com a mente e os sentidos em suspenso, acompanhando a distancia o que a vida está por reservar-te.
Se fosse meu o dom de curar-te, tiraria tuas dores e revelaria que teus temores não têm em que se fundamentar. Limparia as lembranças que te fazem sofrer e multiplicaria teus momentos felizes, subtraindo tudo o que pudesse lançar sombras sobre tuas vitórias. Ah... Quantos dons eu tivesse, todos eu usaria para que tua vida e tua luta fossem mais brandas. Porque posso suportar tudo o que tocar a mim, mas não suportaria que nem uma pequena parte do que já vivi, toque a ti.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Minhas Relíquias...






Um dia desses estava revirando o meu baú de lembranças, quando me deparei com algumas relíquias, assim chamadas pelo valor que possuem no altar do meu coração. Foi assim que encontrei fotos antigas da família, desenhos e bilhetinhos de meus filhos quando crianças, pequenos badulaques que trouxe de lugares distantes ou objetos que representam fatos vivenciados em algum momento da minha vida, que até hoje promovem movimentos internos de saudade, alegria e gratidão. Em cada uma encontro o significado da palavra inesquecível e jamais serão apartadas dos fatos que compõem a história da minha vida. Frente a elas comprovo que posso transitar entre dois tempos distintos, sem que nenhum deles se sobreponha ou perca em importância frente ao outro. Se existem essas preciosidades físicas, existem também as imateriais. Mesmo que não possam ser tocadas como as outras, estão impregnadas no ser que eu sou. São aquelas vitórias alcançadas depois de muita luta, doces sentimentos que sobrevivem à passagem do tempo, palavras que ouvi e que eu disse no momento certo, gestos de amizade que me resgataram e me devolveram a mim mesma e à minha própria vida. Todas as relíquias são atemporais, intransferíveis e pessoais, o que não impede a afinidade e o respeito de outros seres para com tudo àquilo que possui um valor especial para o meu coração.

terça-feira, 15 de maio de 2012

"Sunshine"

 
 
 
 
Finalmente o sol voltou a brilhar, mesmo que não apareça no céu nenhum pedacinho de azul! A sua luz envolve meu corpo e faz desaparecer, uma por uma, as sombras que pairavam sobre o meu coração. Decido que, se não posso escolher a estrada, faço da minha trilha o melhor caminho.
Agradavelmente surpreendida, descubro que muito mais do que consegui enxergar, eu sou feliz! Deixo para trás os fatos que não posso mudar, as distâncias que nunca irão se encurtar, a velha mania de achar que a felicidade tem forma e fórmula rígidas. O que é bom hoje, amanhã pode não ser. O que parece uma perda, mais a frente pode se tornar superação. O que não entendo agora pode vir a ser minha única saída. O mundo gira e nada fica sempre igual. O que importa hoje é que eu sou, eu amo, eu sou grata por tudo que existe em minha vida. Eu sinto muito pelos erros que cometi, mas tenho capacidade de sobrepor-me a eles e redimir-me. Sobretudo, hoje eu me perdoo e me aceito, do jeitinho que eu sou!

Labirinto...

 
Meus sonhos são quase concretos, de tão reais. Devagar eu me preparo para o futuro que me aguarda em alguma esquina – seja física ou a virtual. Enquanto isso caminho - ora a passos largos, ora com passos mais cautelosos, para não assustar as esperanças cuidadosamente guardadas, que podem querer se perder. Ao passar por um caminho e outro, encontro amigos - seres queridos que o meu coração escolheu. Trocamos algumas palavras e afagos, por vezes um dedo de prosa, para que a bateria que alimenta o amor em meu coração se mantenha carregada.
Dentro deste labirinto os acontecimentos se alternam – ora felizes, ora tristes e procuro manter o equilíbrio entre uns e outros para fugir dos extremos, onde ninguém entende ninguém. Se chove ou se faz sol, se é frio ou se faz calor, se está longe ou perto, se há presença ou saudade, se é dia ou noite – nada disso importa! Continuo a buscar a saída que há tanto tempo procuro!

Desaparecido

Nada mais soube de ti, escondido ou perdido entre as tantas vias transversais da minha vida. Apesar do tempo transcorrido, meu coração te procura, na esperança de que surja algum novo sinal, entre os tantos que deixastes espalhados por aqui. Com este objetivo distribuo teu perfil pelas paredes, postes e avenidas da cidade, na esperança que algum transeunte possa reconhecer-te e mostre onde e como é possível resgatar-te. Enquanto não apareces diante de meus olhos, preciso seguir em frente, para que possa acompanhar o mesmo ritmo de tempo em que vives, em algum lugar...

A Cores do Mundo...



As cores do mundo estão mesmo desbotadas ou são meus olhos que já não enxergam seu brilho? De onde vem esta visão cinzenta, já não importa. O fato é que algo de definitivo mudou dentro de mim e, para não me perder de mim, melhor deixar como está e seguir. Exatamente para onde, não sei. Na dúvida, resolvi sair e comprar um vestido novo – talvez possa alegrar-me ao menos por fora, mesmo que o motivo seja bem banal... As dores da alma são mais profundas e mais difíceis de curar do que as físicas e, nem mesmo a estas últimas, muitas vezes sei como evitar. Percorro aleatoriamente caminhos que brincam de me enganar e, quando penso que finalmente cheguei a um certo lugar, descubro que tudo é desconhecido ou, simplesmente, onde nunca quis ou pedi para chegar.

Entressonho




Dedilho, em minha mente, as notas que tocam meu coração... A música da vida não pode parar, mesmo que por vezes a sinfonia seja executada num compasso mais lento e comedido. Os músicos, sempre que suas vidas transitórias assim o determinem, são substituídos de forma a que não se perceba nenhum vestígio de interrupção na obra prima da orquestra.
Através do som que preenche meus ouvidos, flutuo entre o aqui e o mais além. Ouço vozes e vislumbro imagens, que ficaram presas na armadilha de algum momento que não esqueci. Deixo que elas marquem minha retina, na busca de perpetuar o que não pode morrer dentro de mim...
Entre as paredes vermelhas de meu coração aprisiono sentimentos ou guardo momentos inesquecíveis, vontades insistentes e o inconformismo diante de um futuro que não se cumpriu.
Depois de algum tempo, o som da melodia suaviza a saudade, a dor do amor que tive um dia e que perdi, mas que ficou resguardado em algum recanto da minha alma. Por fim, na esperança de despertar dentro de mim, adormeci...

Ato Final

Depois de vários ensaios, o último ato acabou! No cerrar das cortinas, a plateia, ainda perplexa, aplaude a representação magistral do personagem. Um final quase perfeito para a longa e épica viagem de um herói, cheia de aventuras e histórias extraordinárias. Ao acender das luzes, a equipe de apoio inicia o preparo do local para a próxima apresentação. A partir do palco, é possível ter-se a visão da assistência que aos poucos se esvazia, cada qual carregando seus pertences. Alguns ainda levam consigo a sinopse da peça, já com o pensamento voltado para a vida que deixaram do outro lado da porta, que temporariamente os separou do mundo real. Talvez levem muito do que viram e ouviram, talvez carreguem mais perguntas do que respostas, talvez fique em cada um uma suave nostalgia diante do desfecho, misturada esta com outros fragmentos de saudade já acumulados. Do lado de dentro, nos bastidores, as avaliações são mais objetivas e destituídas de fantasias. Avalia-se, além do desempenho do personagem principal, a atuação do elenco como um todo, o aprendizado extraído dos resultados, a contribuição de cada um para que o enredo resultasse significativo e tivesse proporcionado à plateia um elemento a mais para pensar...


Muitos seres queridos já sairam da peça da vida...

Sinais de Imperfeição

Encerrada em meu pequeno mundo, não vi quando teus olhos me buscaram, nem ouvi quando tua voz cansada sussurrou meu nome, a chamar por mim. Vi e ouvi apenas o que minhas limitações me permitiram ver e ouvir, envolvida nos pequenos problemas de meu pequeno mundo. Enquanto olhava em outras direções, não percebi quando tuas mãos, as mesmas que em outros tempos me ampararam, se estenderam em minha direção, me pedindo forças. Apenas vi os fatos a partir do ângulo estreito de meus temores, da minha angústia e da minha dor, sem perceber que a minha omissão também causava incertezas, dores e angústias. Distraída entre as lembranças de meu pequeno mundo, não me dei conta que a nossa infância ficou distante no tempo e que a distância física terminou por nos deixar órfãos de nosso afeto. Não enxerguei realmente o que vi e construí razões para justificar meus atos e decisões, sem perceber que com eles desencadeei atos e decisões que nunca quis e acreditei não merecer. Perdida em meu pequeno mundo, não me preparei para a saudade e solidão que chegariam, depois que partisses. Não aceitei os fatos, nem enxerguei os sinais, tentando salvar o que fazia parte do meu pequeno mundo... Hoje, mesmo que eu chore todas as minhas lágrimas e me esvazie de toda essa dor, nada mais voltará a ser o mesmo em meu pequeno mundo, se já não estás aqui.

Em homenagem a meu querido irmão e padrinho, onde ele estiver...

domingo, 13 de maio de 2012

Filhos - Amor que já encontrei...









É fácil para toda mãe recordar a gestação e o nascimento de seus filhos. Abusamos na criatividade - no preparo e na alegria, além da expectativa de ver, pela primeira vez, o rostinho de cada um! São boas lembranças, hoje enriquecidas com o amor que damos e que recebemos; com as alegrias que nos proporcionaram suas risadas gostosas de ontem - que permanecem iguais às que experimentamos hoje. Filhos? Feliz aquele que os tem! A minha vida não seria completa sem os meus, sem o amor com que me cercam – cada um do seu jeito e da maneira que consegue demonstrar. Já somei com eles muitas alegrias, já dividi tristezas, já compartilhei as coisas que a vida me permitiu aprender. Fazem valer a pena cada dia dos quase 270, que carreguei cada um deles dentro de mim! Hoje, como mãe, quero agradecer a Deus por ter-me permitido a vivência da maternidade, de ter conseguido trazer à luz e cuidar de três seres maravilhosos que, ao contrário de antes, hoje cuidam de mim. São pedacinhos de vida que Deus colocou dentro da minha vida, para que possa comprovar Sua existência, a grandeza de Seu amor e a continuidade física, moral e espiritual da nossa herança...

A melhor mãe do mundo todo!

Carinho, broncas, compreensão, conselhos, repreendas e principalmente amor. Isso é um pouco do que minha mãe me deu durante minha vida e ajudou a formar a pessoa que hoje eu sou. Porque as mães são tão essenciais? Nem imagino como teriam sidos alguns momentos difíceis da minha vida sem ela do meu lado. Ela é meu porto seguro, é para quem eu fujo e me escondo no colo quando o mundo lá fora está desabando. Minha melhor amiga. Porque uma coisa é certa: ela sinceramente só quer o melhor para mim. Isso é amizade. O amor na sua forma mais pura, aquele que não espera nada em troca. Bem, talvez ela queira, sim, algo em troca: minha felicidade. E no fim, eu tenho o orgulho de dizer: "Eu tenho alguem em que me espelhar, e tenho um grande exemplo de ser. E sou a filha mais feliz." Por que tenho mil mães em uma só!" Nesta data tão bonita e especial, quero aproveitar ao máximo minha mãe e mostrar a importância que ela tem para mim. Abraçar forte e deixar o meu coração bater pertinho do dela, pois é de lá que eu vim e de onde nunca vou sair. ♥ Te amo MUITO mãe! ♥ Liele

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mãe - Amor Eterno!

O som da sua voz viaja no tempo e invade minhas lembranças, sempre que os momentos exigem uma maior atenção de minha parte. A ação que ela exerce em mim é quase imediata! Fortalece minhas debilidades, compartilha minha alegria ou minha solidão e espontaneamente provoca um sorriso, misto de alegria e muita saudade. Tantos anos sem você ao meu lado me obrigaram a assumir o posto que, acreditei, nunca estaria preparada para ele. Precisei lutar para vencer e ousei confiar na minha capacidade para tomar minhas próprias decisões. Sempre que necessário, posso reencontrá-la nos conceitos e valores com os quais me educou – eles são pedacinhos de você que sobrevivem dentro de mim. Conduzida por eles, faço reajustes em minha conduta, supero obstáculos, recoloco-me em minhas experiências com mais valentia, vivo as alegrias e tristezas naturais da vida com dignidade. Porém, quando uma adversidade maior invade minha vida de surpresa e descoordena as convicções em que me amparo, na pausa necessária reencontro meu centro de equilíbrio e de confiança em mim mesma. Sinto que, vinda de qualquer tempo ou espaço, sua força amorosa me sustenta e protege, sem permitir que me intimide diante dos obstáculos. Como em outros tempos, ouço sua voz sussurrar que não me aflija – as dificuldades haverão de passar... Com esta certeza, enquanto luto para alcançar a vitória, deixo-me levar pela esperança de chegar a ser tão feliz quanto um dia você desejou que eu fosse...