Em nome de quem você sonha seus sonhos ou busca suas conquistas? Em nome de quem você trabalha, trava suas lutas, conquista suas vitórias? Em nome de que ideais estuda e pesquisa, algumas vezes sem descanso? Em nome de quem espera, mesmo na dúvida se alguém irá chegar?
Muitas vezes usamos o nome de Deus para pedir, o do outro para culpar, de outro ainda para justificar nossa dor. Mas e a dor de tantos anônimos, em nome de quem vamos debitar? Em nome de quem omitimos os fatos reais, para não encararmos a verdade? Em nome de que verdade ferimos? Em nome de que pressa deixamos de ouvir? Em nome de que desculpa abandonamos a luta em defesa do mais fraco? Em nome de que justiça gritamos para intimidar quem não pode se defender, enquanto tememos enfrentar quem pode revidar à altura? Em nome de que interesses deixamos de expressar nossa palavra, para não expormos nossas próprias fraquezas?
Sempre existe um nome pelo qual levantaríamos uma bandeira ou lutaríamos pela causa, especialmente quando precisamos convencer a outros e a nós mesmos do que pensamos ser uma verdade. Porém, quando este ato extrapola o universo individual, quando não alcançamos pacificamente a unanimidade nas decisões e ações a serem tomadas, muitos erros e atrocidades são cometidos em nome de uma minoria mais forte e mais poderosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário