blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sistema Imune


“Eu me sinto velha, mas não muito sábia”. Essa afirmação, dita com certa amargura por uma jovem, imediatamente chamou minha atenção. Além de inusitada, fez-me perceber que na mesma idade, a minha compreensão era oposta à dela. Acreditava que, com o passar do tempo, a experiência faria de mim uma pessoa cada vez mais sábia. Como conseqüência lógica, isto traria mais acerto para as minhas ações e aprimoraria minha capacidade de avaliar pessoas e fatos. Depois, a própria realidade foi se encarregando de diminuir meu otimismo e mostrando, com riqueza de exemplos, que tempo e sabedoria não são necessariamente fatores interdependentes e que ilustração apenas não é conhecimento, como equivocadamente chegou a acreditar a minha ingênua mocidade.
Ocorre que os acontecimentos se repetem com roupagens diferentes, o que dificulta o aprendizado consciente - indispensável para a prevenção e imunização contra os repetidos enganos a que todos estamos sujeitos no dia a dia. A visão romântica das pessoas e fatos também faz confiar que atitudes acertadas e dignas de uma parte despertam, por correspondência, outras de igual valor da parte contrária.
Porém seria muito simplista reduzir as dificuldades de avaliação apenas a esses dois fatores. Além do fato de que caráter, consideração, sinceridade, honestidade, entre outras, mais que uma resposta às atitudes de outrem, são manifestações de valores e princípios ensinados e cultivados desde o berço. E mesmo quando recebem uma educação diferenciada, baseada em princípios éticos e morais elevados, alguns seres não conseguem se manter fieis a eles, atraídos pelas facilidades que podem obter ao fazer uso de uma moral mais elástica.
À semelhança do complexo sistema contra invasões externas presente no corpo humano - o chamado sistema imune, o desafio do aprendizado diário é ajudar a formar anticorpos. Assim como o organismo adquire a capacidade de resistir ao mesmo agente infeccioso no caso de uma nova infecção, é preciso adquirir a capacidade de criar o próprio sistema de defesa, para evitar a repetição de enganos, ainda quando camuflados em palavras de bem. Seguindo todos esses cuidados é possível que tempo e sabedoria adquiram certa equivalência...

Nenhum comentário: