blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Programa de reabilitação



Ao rever o filme “Entre esses muros”, que relata uma história verídica, um diálogo entre uma das guardas do presídio feminino e uma detenta, quase passa despercebido, mas é uma das cenas mais significativas da história. Ao referir-se aos benefícios que um programa de treinamento de cães para deficientes físicos promove em cada uma das pessoas envolvidas, ela expressa: “A parte melhor, a melhor parte, é como esses cachorros treinaram vocês...”
O que pode parecer sem sentido ou pequeno para o ouvido desatento revela uma grande verdade de nosso cotidiano. Mostra a ação do bem que fazemos dentro de nós mesmos, antes mesmo que esse bem chegue até o outro. Especialmente quando pensamos que as situações e oportunidades também suavizam as arestas de nosso caráter.
Quando preparamos algo de bom para oferecer ao outro, trabalhamos com o material mais elevado de nossa própria psicologia. Abrimos, dessa forma, uma pequena brecha para que esse bem nos transforme, a cada dia e a cada vez, num ser melhor do que fomos ao dia anterior. Algo bastante simples e ao mesmo tempo de uma grandeza que começa a nos desprender de nossas aderências mentais e sensíveis. Este é o mais verdadeiro programa de reabilitação do nosso grande egoísmo humano.

Nenhum comentário: