Com a mesma régua que Deus desenhou seu horizonte, o arquiteto projetou seu traçado geométrico incomum. Aqui, céu e terra convivem em harmonia, numa comunhão que encanta os olhos – à primeira, segunda e a todas as vistas...
Neste quadradinho dentro de Goiás, as origens de todos os cantos do Brasil e do planeta se misturam e, em vários sotaques, expressam a mesma rendição aos seus encantos – não importa que sejam os filhos da terra ou aqueles que assumiram essa terra como mãe.
Asas de concreto e asfalto levam e trazem carros velozes e, com elas, levantam voo os sonhos de quem já está ou chega aqui. Seus caminhos de sol e de luzes seguem para todas as direções, quase sem se cruzar. Contornam balões de flores ou tesourinhas de concreto e grama, passam ora por baixo, ora por cima, sem cortar sua esplanada, seus eixos ou a avenida de serve a todas as nações.
Cidade projetada e construída para dirigir o país e abrigar quem por ela se apaixona! Aqueles que não foram totalmente conquistados, depois de algum tempo retornam às suas origens, mas suas vidas nunca mais serão as mesmas. Porque as lembranças desse céu azul e aberto, da lua cheia - branca e imensa, que parece surgir por detrás do Congresso, serão uma comparação constante em seus corações.
Porém, aqueles que se rendem aos seus encantos, aqui encontrarão sua paz, o sentido de suas vidas, a razão de ser do sonho inicial, que motivou sua construção. Para estes, esta cidade será para sempre a pátria amada, adorada e idolatrada – Brasília!
Um comentário:
Uma cidade de mil faces... mas nenhuma delas é a que os políticos fazem parecer!
Postar um comentário