blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Rota de Colisão


Eu cresci ouvindo ao mais velhos repetirem esta frase: “Onde esse mundo vai parar...” Os motivos de preocupação, naquela época, eram um pouco mais amenos... A saia mais curta das mocinhas, o cabelo grande dos rapazes, a contracultura defendida pelos hippies, a conquista das mulheres de direitos e deveres fora de casa, a revolução sexual, a ida do homem à lua, a globalização da informação, entre tantas outras. Nas décadas mais recentes, as mudanças foram acontecendo num ritmo mais acelerado – sociais, econômicas, tecnológicas. Se muitas são positivas e acrescentam qualidade ao nosso afazer diário, esse ganho não é incondicional.
Com tudo isto, o questionamento inicial passou a ter um caráter de urgência e adquiriu um tom apreensivo. O descontrole das atitudes humanas se espalha de maneira rápida pelo mundo, manifestando-se em ações que comprometem a integridade de todos. Não há limites para a ganância, para a violência, a vaidade, a sede de poder, a escolha pelo ganho fácil. Nunca a vida humana, em seu sentido físico e metafísico, esteve tão desvalorizada! Mata-se por nada e por tudo; morre-se sem saber por que, os valores morais estão cada vez mais em baixa.
Nos dias atuais, a antiga pergunta agora é uma afirmação – o mundo está em rota de colisão e precisa parar seu desenfreio! A vida, em todas as suas manifestações precisa ser cuidada, protegida e vista como um degrau, no caminho evolutivo da existência. Tudo que é feito e praticado aqui trará suas consequências. Cabe a cada um cuidar e assumir a sua parte de responsabilidade pelo que virá, pois o que virá irá afetar a todos, sem exceção. Melhorar a si mesmo é o primeiro passo para melhorar e salvar o mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: