blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A arte de ensinar...

Homenagem a todos os "professores magos" de minha vida...

Algumas delas acompanhavam suas idas e vindas em frente ao quadro, ora escrevendo, ora fazendo desenhos metafóricos sobre o assunto da aula. Sua figura se destacava frente à turma e seu olhar penetrante por vezes percorria a sala, certificando-se ou angariando a atenção de alguns pensamentos dispersos. Mesmo assim, sua voz grave e agradável assegurava um meio silencio, enquanto mentes e corações ouviam, entendiam e sentiam de forma seletiva e pessoal, o que era dito por ele de forma didática.
Inesperadamente, a voz dele se abaixa um pouco e assume um tom confidencial e apaixonado! Ato contínuo, incorpora o mago encantador de mentes. Seu carisma se torna tão forte que empolga e mantém presa a atenção das mentes agora despertas. Finalmente, revela e compartilha com elas um fragmento de conhecimento! Porém, muito mais que a descoberta, a mágica advém especialmente do entendimento do que antes era um enigma e que de repente se transforma no óbvio, diante de suas inteligências.
O deslumbramento fica evidente em cada rosto jovem e um sorriso sincero de alegria se delineia em seus lábios coloridos. Professor e alunas se reverenciam com admiração e respeito mútuos o que, por instantes, se confunde com o próprio amor, confirmando a atração presente entre o ensinar e o aprender!
De repente, o sinal que anuncia o final da aula corta o espaço e a magia única do momento se quebra em pequenos fragmentos de realidade! Elas acordam do transe quase hipnótico em que ele as envolvera e a atenção se dispersa! Ele perde a capa invisível do mago encantador de mentes e volta a ser simplesmente um professor. Elas, um conjunto de jovens sonhadoras, recém saídas da adolescência.
 

Nenhum comentário: